quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como arrumar soluções e problemas?


Chegou a hora da grande decisão. Espanha e Holanda disputam quem merece entrar no seleto grupo de campeões mundiais. A copa já deixa saudades.
No futebol, tudo que é ruim tem um motivo central, que não vale para os lados que dão certo.

Os patinhos feios do futebol europeu estão na final. Patinho feio no sentido de títulos. A Espanha finalmente saiu do estigma de México europeu (jogamos como nunca e perdemos como sempre), enquanto a Holanda tem a terceira chance de fazer alguma coisa que preste.

A copa que era vangloriada por ter várias seleções sulamericanas em grande fase, curiosamente terá uma final européia.

Outro ponto em que bateram muitas vezes foi na eficiência e no belo futebol alemão. Mas ninguém contava com a pocada espetacular em frente a "Furia". Com isso, uma seleção com um ataque de apenas sete gols em seis jogos, venceu uma seleção de treze gols, e que havia eliminado a Argentina (melhor sulamericana da copa, ou com futebol mais bonito).

O impressionante é como mudam algumas noções. Ninguém mais falou que a Alemanha levou o "Ganço" (Ozil) deles. Será que o time jovem sentiu a pressão e faltou experiência. De repente o futebol alemão mudou para um futebol sem personalidade, e o pior, o futebol de quem faz um gol por jogo é o melhor do mundo.
Será que tantas críticas viriam ao time de Dunga com o título?

Não dizendo que a Espanha não mereceu a vitória, e claro, a seleção é muito boa, mas como diria o filósofo e folclórico Chaves, "sem exautações, sem exautações". O bom passe de bola, não torna uma seleção a melhor de todos os tempos.

Já a Holanda, dos tapinhas na careca é uma seleção extremamente eficiente e faz o que precisa. Venceu um surpreendente Uruguai e chega no mesmo nível espanhol.

Sinal de que domingo o jogo é bom, muito bom, mas não o jogo do século, da ofensividade, do espetáculo que alguns estão pregando. Na falta de um Brasil forte as pessoas sonham e enxergam muito futebol onde não tem.

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.