domingo, 9 de janeiro de 2011

Coisas Centrais

Em que lugar você pode encontrar magia, riqueza, miséria, comédia e Deus, e todos, juntos no mesmo lugar?




Magia
Em uma praça na cidade de São Paulo, um senhor reúne pelo menos 30 pessoas com seu show de magia. Todos ficam deslumbrados ao ver a arte do ilusionista que faz desaparecer alguns cigarros.

Comédia
Rodela foi um dos principais humoristas da época em que o ‘Programa do Ratinho” era considerado top no SBT. Ele utilizava seu rosto engraçado para ganhar as gargalhadas dos telespectadores.

O programa do apresentador Carlos Massa deu voltas e voltas dentro da emissora, e muitos dos humoristas que por lá trabalharam, hoje procuram meios alternativos. É o caso de Rodela. Nesta mesma praça, perto do mágico, ele consegue reunir cerca de 40 andantes que passavam pelo local. Eles riam com as piadas do comediante, que colocou um chapéu para receber os agradecimentos e as contribuições. Além disso, ele também estava vendendo um dvd com seu show. "Vixe, agora que falou de dinheiro, foi todo mundo embora."

Em um momento do show de Rodela, depois de uma piada, ele pergunta a um senhor se este conhecia o “Bom Prato” (programa do governo com pratos à R$ 1). Ao receber a resposta afirmativa, ele pega um dinheiro de seu chapéu e dá para o rapaz, no que pareceu ser um gesto de caridade. “Pode ir almoçar, vai lá”.

Miséria
O som das piadas e do show de magia é muitas vezes cortado pelo grito: "Uma ajuda, pelo amor de Deus”. Trata-se do pedido de uma senhora por moedas. Ela está sentada no chão, com uma placa que diz: Não enxergo, pago aluguel. Deus Abençôe. Encontra-la por lá é mais fácil do que o mágico e o humorista. Seu ponto é diário por volta das 12h.

Além da senhora com deficiência visual, outras duas senhoras, em outros locais da praça pedem o mesmo. O tempo fecha e algumas gotas começam a cair do céu. “Só falta, agora que cheguei, começar a chover. É filho, só Deus salva”.

Deus
O mosteiro de São Bento é um dos mais importantes do Brasil. O local é símbolo histórico da cidade de São Paulo, com mais de 400 anos de história. Ele encanta por sua exuberante arquitetura, desenhos detalhistas e inclusive por seu coral com canto gregoriano nas missas.

Durante esses 400 anos, ao seu redor, se formou um dos principais centros comerciais, a Rua 25 de Março, e também, está perto da Bolsa de Valores, principal ponto econômico da América Latina.

Resposta a pergunta: o abandonado centro paulistano.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E os artistas no Viaduto do Chá?! O "tiozinho", religiosamente, com seu violino. O desenhista, com seu lápis e papel,fazendo caricaturas dos anônimos que por ali passam. O "sabichão" da matemática... Definitivamente o centro é, no sentido literal da palavra, um celeiro de artistas de rua.
Abraço

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.