sábado, 22 de janeiro de 2011

Perspectivas da internet

Redes sociais se destacam e se torna parte importante da vida dos brasileiros


A cada dia a internet está mais conectada com a vida das pessoas. Para muitos, ela causa até dependência ou questionamentos de como era possível viver antes do computador existir. Dentre os principais atrativos, as redes sociais se destacam como presença garantida na vida dos brasileiros.

Segundo a GFK, empresa de pesquisa de mercado, 47% dos brasileiros que usam a internet acessam redes de relacionamento. Delas a mais utilizada é o Orkut, que chega a receber 55 mil recados por minuto. Além de serem fortes formas de entreter, essas redes podem trazer mais conhecimento, comunicação e servir a objetivos sociais.

"Para começar um relacionamento pessoal ou profissional, as pessoas hoje querem ter o máximo de informações prévias sobre nós, contudo, também é preciso ser uma pessoa atualizada”, explica o gerente de redes sociais da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Vini Dias.

Além de entreter, as redes podem se tornar um canal de informação importante entre os usuários. "Se você foi mal atendido por uma empresa, pode criar ou fazer parte de uma comunidade que alerte outros clientes e usuários sobre eventuais problemas.”

Jovens

Os jovens são potenciais usuários, e, embora o computador seja de grande ajuda aos estudos, pode se tornar um canal somente para esses tipos de site, como no caso do estudante Maxwell Silva. "É simplesmente igual ao oxigênio. Não se vive sem. Normalmente eu entro no MSN e no Orkut e converso. Quando não tem ninguém, vejo um pouco de tv, mas sempre conectado."

A febre das redes sociais está cada vez mais ativa. "Se pararmos para analisar que 63,2% dos usuários do Twitter e 44,7% dos blogueiros ficam mais de 41 horas semanais online e que os brasileiros navegam mais de 22 horas mensais, notamos que as pessoas estão cada vez mais conectadas”, enfatiza Dias ao mencionar dados da E.life, empresa de monitoração de mídias.

Sendo assim, Vini Dias analisa que a internet não aliena, e sim, traz mais conhecimento. "Quem quer informação vai buscá-la em diversos meios, o que é bom para conhecer vários ângulos de uma mesma questão."

Um comentário:

viniciusdias disse...

Olá,Paulo!
Parabéns pela matéria.
abs,
Vinicius Dias

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.