domingo, 13 de maio de 2012

Coisas Centrais 3 - Entrega para o mendigo

Um homem remexe o lixo em busca de algo para comer. Com a barba grande, pele escura, roupas surradas ele olha, revira um saco e mais outro, até que finalmente encontra uma raspa de melancia. Um pedaço, uma fatia da casca verde com o restinho vermelho na parte de cima.

Ele come. Tenta comer, tenta tirar o que é possível do alimento. Não é fácil, há muito pouco de útil ali naquele pedaço. O jeito é procurar mais.

A correria da cidade não para enquanto ele está ali. No bar, alguns homens olham o jogo que é transmitido, alguma partida da Europa que ninguém tem muito interesse. Quem trabalha corre para fechar o expediente de quinta-feira. Levam processos, entregam documentos e passam por tudo. 


Assim como os motoboys, levam entregas importantes e correm para os bancos, exceto um deles: um motoqueiro que tem uma entrega especial.

Ele para e, sentada na garupa, está uma mulher que traz uma caixa. Era um beruith de uma dessas imensas redes de fast food no Brasil. Ela abre a caixa e chama o homem que ainda está aproveitando o resto da melancia. Abre, mostra, entrega e a moto parte.

Não houve um obrigado, nem nada assim. O homem larga a melancia, se senta na calçada e come o lanche.

A caridade registrada é mais uma das raras cenas do centro de São Paulo. 

Confira outras crônicas do centro de São Paulo:





Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.