terça-feira, 8 de maio de 2012

Torcedor começa a ter para quem torcer em Osasco


Acesso do GEO mostra que a cidade pode ter vocação para mais um esporte, além do vôlei

Estádio recebeu grande público durante partida que garantiu o acesso osasquense (Foto: Paulo Talarico)

Domingo de manhã, para muitos dia de futebol. Jogos na várzea, nas quadras, mas na cidade de Osasco, o dia 5 de maio foi especial. Torcedores com camisas tricolores, alvinegras, alviverdes, estavam naqueles raros momentos em que sãopaulinos, palmeirenses e corinthianos podem comemorar e torcerem juntos em uma partida. E sem violência.

Também tinham uniformes vermelhos e grenás. A torcida visitante veio em peso. Grêmio Esportivo Osasco e Juventus da Mooca jogavam pelo acesso à Série A2 do Campeonato Paulista. O jogo foi também o momento em que os osasquenses consolidam sua identificação com um time de futebol.

O torcedor do GEO esteve presente na decisão e em várias partidas do torneio, mesmo com horários difíceis como domingo de manhã e quarta-feira a tarde. Na decisão, ao chegar ao estádio Prefeito José Liberatti, o Rochdale, havia uma grande fila na entrada, por conta da revista dos policiais, e atrasava um pouco a entrada. Algo bem diferente de jogos de anos atrás, quando o público não passava de 300 pagantes.

Torcedores desiludidos por campanhas equivocadas de clubes que representaram a cidade antes de 2007.

A partida

Classificado em segundo lugar na primeira fase, o time de Osasco era um dos favoritos do grupo. Mas, uma derrota em casa para o Guaçuano, uma semana antes, fez com que a equipe do técnico Toninho Moura precisasse vencer as duas últimas partidas. Primeiro, conseguiu golear o Marília fora de casa, por 4 a 0. E a decisão ficou para o confronto contra o "Moleque Travesso".

Apesar de ter tomado a iniciativa, um pênalti fez a torcida juventina presente comemorar. Tony fez o 1 a 0 que garantia o clube da Mooca na final e o acesso, além de eliminar o Grêmio Osasco. Mas ainda no fim do primeiro tempo veio o empate, em arremate de Mineiro, um dos poucos jogadores que estavam presentes no primeiro acesso do GEO para a Série A2, há três anos.

Durante o intervalo, sorteio de prêmios. Vampeta foi ao gramado. O ex-jogador é diretor do clube e dirigiu a equipe no ano passado. Ajudou a trazer visibilidade para o clube e, desde sua chegada, o GEO foi inúmeras vezes mencionado na crônica esportiva.

Outro personagem que apareceu foi o prefeito de Osasco, que chegou no meio do primeiro tempo. Entraria no gramado, mas não podia, o policiamento pediu para que ele fizesse o retorno. Mas ele devia estar ali como um mero espectador, que quer ver o time subindo de divisão. Foi a primeira partida que ele acompanhou no estádio.

No segundo tempo, uma falta na lateral esquerda. “Se bater coisado é gol, se bater coisado, é gol”, gritou um torcedor. Na cobrança fechada, o goleiro não achou nada, e Eder virou para delírio da torcida. "Eu não falei, é só bater coisado".

Aos 24, Fubá tentou recuar para o arqueiro do Juventus, porém jogou na fogueira. Dedé, também destaque do acesso em 2009, tomou a bola e garantiu a vitória e a liderança do GEO.

Enquanto isso, na outra partida da chave, o time do Guaçuano que tinha a classificação praticamente garantida ficou de fora. A equipe venceu por duas vezes o Grêmio Osasco e não conseguiu passar pelo lanterna do grupo, Marília, jogando em casa.

O resultado adverso do clube de Mogi Guaçu fez a torcida do Juventus explodir, mesmo sendo derrotada. O time da Mooca parou e tocou de lado, o GEO também aproveitou a festa.

No final as duas torcidas comemoraram .

Acesso

O Grêmio Osasco venceu o Juventus por 3 a 1 de virada, garantiu o acesso para a Série A2 do Campeonato Paulista, além da vaga na final da A3 contra o Rio Branco, e o mais importante, começa a consolidar a identificação com o torcedor. É a segunda vez que o Grêmio Osasco chega a Série A2 e o terceiro acesso em cinco anos.

Agora é manter o trabalho para não fazer feio na divisão de cima.

3 comentários:

Cazuza disse...

Parabéns pela materia.

Cazuza

Jorge Almeida disse...

Paulo, eu fui assistir a um jogo do Grêmio Osasco este ano pela Copa São Paulo, quando o time da casa bateu o Tricolor dos Pampas por 3 a 1 e, por incrível que pareça, no entorno do estádio, tinha cambistas querendo "vender" ingressos de um jogo cuja a entrada era franca. Gostei da experiência.

Paulo Talarico disse...

Lamentável Jorge.

Uma das questões que precisam ser revistas é realmente a organização para a entrada dos torcedores e a revista policial.

Confeso não ter visto cambistas quando fui, mas vender ingressos para partida gratuita, é absurdo. Pena, mas sempre existem os aproveitadores.

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.