segunda-feira, 30 de abril de 2012

Neymar elimina o São Paulo

Aos três minutos do primeiro tempo, Paulo Miranda, zagueiro do São Paulo, contratado no início do ano do rebaixado Bahia, começava uma tarde pouco inspirada. Ao tentar marcar o razoável Alan Kardec, deu um carrinho que acertou apenas o atacante. Pênalti. O lance tão cedo, só serviu para chamar Neymar para ser, mais uma vez, o diferencial em uma partida de futebol.

Sem firulas, como costumava fazer em Rogério Ceni, o atacante bateu alto e fez um a zero, abrindo o placar das semifinais do Campeonato Paulista, em pleno estádio do Morumbi.

A chuva que caia não atrapalhava a correria e a vontade de infernizar Paulo Miranda, Rodolfo e, principalmente, Piris.


O lateral-direito já o marcou em outras oportunidades e foi bem sucedido. Porém, ontem Neymar estava “naqueles dias”.

Driblou para a direita, fintou para a esquerda, passa o pé em cima da bola, arranca para a direita, corta de novo para a esquerda, enquanto Piris segue no encalço. Mas um drible para a esquerda, tentou para a direita e ai tomou a falta. Ele deu no meio do Neymar depois de tantas fintas.

Neymar é provocador, é marrento, moleque e outros adjetivos. Mas o que impressiona é que ele pode ser isso. Ele não foge quando a porrada aperta, e não se cansa de ir atrás de dar mais uma finta. E o mais complicado – para os adversários -  ele ainda parte pro gol. Como no segundo, ainda no primeiro tempo. A defesa tirou nos pés de Paulo Henrique Ganso – um jogador de poucos toques na partida, mas muito resultado -  que lançou Neymar. Ele correu mais rápido do que Paulo Miranda, ficou cara a cara com o goleiro e... não dava para ninguém.

Um time que vence por 2 a 0  no primeiro tempo parece sempre ter ampla superioridade. Mas não. O São Paulo estava no ataque, pressionava. Mandou uma cabeçada na trave com Paulo Miranda. Lucas tentava, Jadson também, mas parece que aquilo que um jogador normal demora muitos minutos para conseguir, é simples para Neymar. Dois toques e tudo resolvido.

Na segunda etapa, logo no início, Denis espalmou nos pés do garoto. O gol estava livre, aberto, era só fazer. Mas era muito fácil pra ele. Mandou na trave, também graças a defesa que chegou para atrapalhar. No entanto, um lance como este que pode deixar marcas na carreira (como aconteceu com o experiente David, atacante do Flamengo e que recentemente errou um gol feito em clássico contra o Vasco), não é nada para Neymar.

Ainda houve tempo para o São Paulo diminuir com William José, crescer no jogo, pressionar. Mas em um lance, fim da esperança. Neymar recebeu na entrada da grande área e bateu no meio do gol. A bola veio queimando e Denis espalmou para o alto. Só que ela não subiu o bastante. Até sorte o garoto tem. 3 a 1.

“O jogo está definido?” perguntou o locutor. “Está sim, a não ser que tirem o Neymar de campo, para igualar um pouco.”
Há dez anos o São Paulo não elimina o Santos em torneios eliminatórios. Santos de moleques que atormentam uma geração boa do tricolor. Primeiro Diego e Robinho, agora Ganso e, principalmente, Neymar. Mas, não foi demérito algum perder de Neymar. Se o São Paulo tivesse Luis Fabiano, compondo um ataque mais experiente, poderiam ter feitos os vários gols perdidos do jogo.

Ao São Paulo resta a Copa do Brasil, na qual é sem dúvida favorito. Enquanto o garoto será tri campeão Paulista, algo que o Santos só conseguiu nos tempos de Pelé.

No fim da partida, o treinador Émerson Leão cumprimentou-lhe e deu algum conselho, ou puxão de orelha. Mas ele leva na boa. Abraçou a todos, pareceu respeitar os adversários e que as provocações do moleque são do jogo, e só no jogo. 

Antes de terminar a semifinal, ele arrumou uma expulsão de Casemiro, que fez falta por trás e ganhou o segundo cartão amarelo. O tricolor foi tirar satisfações, ao que o moleque respondeu: “Tchau e bênção”.

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.