terça-feira, 24 de abril de 2012

Problemas no Metrô, de novo...


Estação Barra Funda, local responsável pela integração entre três linhas do transporte metropolitano de São Paulo. Os usuários que desembarcaram das composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) caminhavam em direção ao Metrô da linha vermelha (sentido Corinthians Itaquera), muitos fazendo o trajeto rumo ao trabalho. Mas, ainda nas catracas, a movimentação é intensa.

“Não está funcionando?”, “como vamos fazer para chegar na Sé”, “como vamos fazer para ir ao Tatuapé?”.


Integração na Estação Luz. Com falha na linha Vermelha, a solução foi fazer desvios
Desta vez, um dos metrôs teria tido um problema de tração e precisou ser rebocado, bem no horário de pico da manhã. Na semana passada, o Secretário de Transportes Metropolitanos afirmou que a CPTM, empresa que também registrou seguidos defeitos em seus velhos trens, estaria sofrendo com sabotagens.

Nada está provado ou não provado, mas a má fama dos serviços prestados pelas empresas de transporte em São Paulo fazem com que muitos pensem o contrário. A sabotagem é fruto da incompetência.

Enquanto as pessoas começavam a se dirigir ao trem que poderia levá-las em direção a Luz, um dos passageiros se revolta e começa a gritar: "É CULPA DO PSDB, VINTE ANOS NO PODER SEM INVESTIR NO TRANSPORTE, CULPA DO GOVERNO, E AINDA VÃO VOTAR NO SERRA", descontando contra todos de quem se lembrava.

Era uma única voz de protesto, solitária. Com algum governante de outro partido, as coisas provavelmente não seriam diferentes. É só ver o quanto será investido em obras com o Trem Bala, ao invés de investir nos trilhos das cidades que ainda não conseguem transportar. Não há prioridade para quem precisa de andar todos os dias pelos municípios.

Em busca do caminho

Enquanto isso, a plataforma da linha Francisco Morato – Luz ficou lotada na Barra Funda. Os passageiros aguardavam a próxima composição que finalmente estacionou. Um belo trem de 1980, que deveria ser peça de museu, mas ainda segue firme e forte prestando serviços para a comunidade. 

Ao entrar, um passageiro conhece pela primeira vez o exemplar: “Diferente esse trem né?”. Mas é melhor não dar ideia para mudar, pois quando modernizam, as coisas podem ficar piores. "Eles colocam um ar condicionado gelado quando está frio e desligam quando está quente". Isso quando o novo não é menor.

Depois de partir, o trem rangia, mas este era bem espaçoso. Embora todos estivessem amarrotados, o caminho era de apenas uma estação. O veículo caminhava lento, devagar, e nem tinha aquele famoso aviso de que "por motivos de alguma coisa estamos andando com velocidade reduzida".

Na Luz, a estação estava mais cheia do que o habitual e a fila para a integração era imensa. Mas depois de entrar no Metrô da linha azul, ou amarela, a vida seguiu.

Alguns chegaram atrasados enquanto outros conseguiram dar um jeito em mais um dia de falha do Metrô. Enquanto isso, ao invés de modernizar, o governo aposta na sabotagem.

A mesma sabotagem que milhões de usuários sofrem todos os dias nos trens, metrôs e ônibus de São Paulo e de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.