segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Políticos que pagam multa

Foto: http://migre.me/kWVf
A impunidade, o roubo, o "rouba, mas faz", "se ele não for o grande prefeito nunca mais...", da rivalidade à aliança, do ódio ao amor, do dinheiro na cueca, na meia, no chapéu, das mais profundas declarações de que não fiz e não sabe de nada, e do sentimento de que nunca acontece nada. Essa é a notória política brasileira.

Contudo, existem exceções.

A ex prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, foi condenada à uma multa de R$ 350.000,00, por ter utilizado verba pública sem o consentimento do legislativo municipal.

Mas em um Brasil de tantas injustiças alguns fatos curiosos envolvem a pena da candidata. Ela foi punida graças a uma ação popular movida pelo cidadão Ângelo Gamez Nunes, quando a deputada era prefeita da cidade de São Paulo.

Vinte anos se passaram e a condenação veio. Vale ou não vale a pena usar o poder judiciário, correr atrás dos nossos direitos, e lutar para que os responsáveis paguem pelo que fizeram de forma irregular.

Só que dois pontos interessantes devem ser observados.

PRIMEIRO: O dinheiro utilizado pela ex prefeita era para a veiculação de uma propaganda da greve geral promovida pela CUT. “Foi um julgamento ideológico, exatamente por se tratar de um governo que tinha uma posição política, que tinha lado, não era neutro. Se eu tivesse tomado uma posição contrária aos trabalhadores não teria sido condenada e estaria tudo bem”, acusou Erundina a Terra Magazine, argumentando que o aviso era essencial a população.

SEGUNDO: A candidata penhorou os bens e conseguiu a quantia em pouco tempo, graças a jantares de apoio, em que muitos políticos compareceram, e ajudaram com a quantia de R$ 100 para cada convidado, e inclusive, ajuda de pessoas comuns (pessoas entregavam envelopes com humildes quantias para ajudar a ex prefeita, olha que solidariedade!). Pessoas que sabiam da situação difícil da ex prefeita, ajudaram com o que podiam.

- Paulo Maluf e Celso Pitta fraudaram objetivamente e manifestamente os interesses da cidade e do Estado quando foram os administradores, e estão aí. Não me consta que eles tenham sido condenados, nem me consta que tenham sido obrigados a pagar alguma coisa e foram denúncias muito concretas, provadas - ataca.

Vale entender o lado da Luiza. Ela foi condenada por uma ação em que ela tentava ajudar trabalhadores. Ficam as interrogações. Será que seria o mesmo se envolvesse ricos? Erundina não tem o cacife de contatos que tem Paulo Maluf?

Faz parte.

KASSAB QUASE KASSADO (RECORREU E CONSEGUIU SE MANTER)
ARRUDA AINDA PRESO

SERÁ QUE ESTÁ CHEGANDO O TEMPO EM QUE POLÍTICOS IRÃO SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS POR SEUS ATOS?

DIRIA SILVIO SANTOS: EU SÓ ACREDITO...
VALE SONHAR!

Um comentário:

Joy Barreto disse...

"Vale sonhar"... Mas acredito que está loooonge de acontecer viu!
É como vocÊ mesmo citou, "rouba, mas faz..." e o mais incrivel, é que a sociedade leva bem a sério isso. Eu não acredito, acho que nem vendo, pq sou dessas que já pensa, "ACONTECEU? Então alguma coisa tem, e boa não é!"

Confesso que esse tipo de notícia nos jonais, me estressam, mas gosto de ler aqui, até pq gosto de ver como as pessoas escrevem, conhecer o jeitão de cada um.

Não é pra puxar saco não, mas adoro o conteúdo do seu blog!

Bjão querido, se cuida

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.