terça-feira, 13 de julho de 2010

Espanha, Espanha, Espanha

Imagem da copa: a final mais violenta da história. Venceu quem tocou bola a copa toda, e que sem dúvida, mereceu por ter sido mais eficiente.

No fim do último tempo da prorrogação, Iniesta fez o gol que garantiu o título espanhol. O primeiro título da fúria. Final que ganhou emoção nos momentos finais, de um empate em zero a zero no tempo normal, que serviu como retrato da Copa da Africa.

Mas a copa se vai, as imagens ficam, a bonita festa de um povo sofrido que conseguiu superar grandes problemas em sua história. Segue alguns pontos desta copa.

Pior ataque de um campeão
A Espanha conquistou a Copa com oito gols no torneio. Nunca uma seleção conquistou o título com tão poucos gols. Desde as oitavas, a equipe venceu todos os jogos por 1x0, placar típico da copa. Para comparar, em 2002, quando o Brasil conquistou o título, Ronaldo (fenômeno) sozinho fez oito gols.
Mas a Espanha fechou o título com a defesa menos vazada de um campeão. Apenas dois sofridos.

A segunda maior vice da história
Os holandeses conquistaram o tri-vice em copas do mundo. Com o resultado, a laranja mecânica só perde para a Alemanha, que já ficou na segunda posição por quatro vezes.

Nigel De Jong, tradução: Felipe Melo em holandês
O volanteo De Jong da Holanda fez inveja a qualquer Felipe Melo. O golpe no peito de Xabi Alonso foi melhor estilo Jet Lee, e o juiz apenas amarelou. Se o juiz do jogo entre Brasil e Holanda fosse tão banana como o da final, talvez as coisas fossem diferentes para o Brasil. Ainda bem que não foi.

Único invicto da copa
É a seleção da Nova Zelândia, que saiu da Copa deixando a Itália na lanterna do grupo, e com a conquista de três empates.

Nelson Mandela
Sem dúvida um capítulo a parte. A melhor imagem do que um ser humano pode ser. O homem do século XX. Ilustra bem o que significa um país superar tudo e fazer algo tão grandioso.

Agora começa 2014
Terminada a copa, os olhos se voltam para o Brasil, e daqui a quatro anos a copa é aqui. Sensacional!
A Fifa disse que tirando estádios, estradas, sistema de telecomunicações, aeroportos e a capacidade dos hotéis, está tudo certo!


Joel Santana
O técnico botafoguense já garante ter o perfil para assumir a seleção brasileira. Será que daria certo?
Azar
Se o Brasil tivesse ido mais longe, e sido campeão, ninguém teria dado bola para o envolvimento do goleiro do Flamento com o sumiço, ou morte da moça. Mas não é pra se preocupar, daqui a um mês a campanha eleitoral estará mais acirrada, e nem o Datena falará mais do Bruno.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo,

Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho, você fez uma bela cobertura da copa!

Entretanto, o que mais me atraiu foram as manchetes de jornais que você usou para destacar a cobertura jornalística! Muito bom!

Abraços, André

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.