sábado, 28 de agosto de 2010

CBF define estádio corintiano para a Copa

Futuro estádio corintiano é definido sem utilização de recursos públicos. Definição confirma índicios da força de Andres Sanches dentro da CBF





A CBF, ao lado do governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura paulistana, anunciaram ontem o novo estádio do Corinthians, que será construído em Itaquera, como o estádio da cidade e da abertura da Copa do Mundo.

Encerra-se finalmente uma longa discussão sobre o futuro da copa na cidade. A decisão garante até o estádio como possível abertura, e o principal: não terá dinheiro público investido. O projeto corintiano de um estádio para 48 mil pessoas, tem o custo inicial de 300 milhões de reais.

Mas o presidente corintiano já pensa na ampliação para 68 mil, o que visa a abertura. Para isso, ele conta com investimentos da Fifa, como revelou o jornal “O Estado de São Paulo”.

Encerrada uma novela com cara de surpresa, com todos bem teoricamente, um estádio novo construído, e a iniciativa privada bancando a obra, e isso é o mais importante. Contudo, parece, este já era um fim sabido a muito tempo.

As coincidências

Andrés Sanches, presidente do Corinthians foi nomeado chefe da delegação brasileira à Copa do Mundo na África do Sul. Naqueles dias, a discussão sobre o estádio do Morumbi seguiam fortes. O São Paulo havia apresentado um projeto de quase 700 milhões de reais, e a Fifa havia aceitado, faltavam ainda a apresentação das garantias financeiras pelo time do Morumbi.


Foi neste período que Andrés soltou o primeiro indicio de que muita coisa já estava encaminhada. “O Morumbi está fora, a copa será em Pirituba”, dizia o presidente corintiano alegando que isso não era novidade pra ninguém. Declaração de Andres Sanches: http://migre.me/19cIt


Pouco antes na eleição do novo presidente do Clube dos Treze, São Paulo e Palmeiras votaram em Fabio Koff, contrariando o pensamento de Ricardo Teixeira, que queria ter um vínculo maior com a entidade, e indicava Kleber Leite como presidente. Ao fim da disputa, vitória de Koff e piora na relação entre São Paulo e CBF.

Passados alguns dias, o São Paulo apresentou um novo projeto, mais barato, para a avaliação. Foi então que a CBF, com o aval da Fifa, vetou o estádio são Paulino da competição.

Indefinição?

Durante muitos dias a cidade ficou sem estádio definido, enquanto outras sedes já tinha as obras iniciadas. Indefinição que parecia esperar por algo. O São Paulo se articulava, o presidente Juvenal Juvêncio conversou até com o presidente Lula sobre o veto ao estádio do Morumbi e a perseguição que o dirigente acredita que a equipe sofra.

Ontem, 27 de agosto, em palestra na Feira do Estudante, na zona norte de São Paulo, o presidente do Corinthians Andrés Sanches deixou claro que a copa pode ser em qualquer lugar menos na região da zona Sul. “Meu objetivo é não deixar que a copa seja no Morumbi. (Declaração: http://migre.me/19do9 )

À noite vem a confirmação de que o estádio do Corinthians será o estádio de São Paulo na Copa do Mundo.

Como se fosse inesperado, a CBF adiou acelerar projetos, pensar em soluções urgentes, pois, podia esperar se aproximar do aniversário do clube do Parque São Jorge, para dar um presente a seu parceiro fiel Andrés Sanches, que não conseguiu levar o clube a nenhum título em seu centenário, mas agora tem algo ainda mais importante do que isso para oferecer para a torcida. É o eterno jogo político do futebol.


Pelo menos, está definido!

Um comentário:

Vanessa Amorim disse...

Mais uma das coincidências é:

O Atlético Paranaense também votou contra e assim com são Pauloe Palmeiras corre o risco de ficar fora do mundial!

Pura politicagem dos nossos cartolas sujos!

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.