sábado, 20 de novembro de 2010

Um deputado de verdade

O deputado Fraga real: Filme Tropa de Elite mostrou a podridão da política, mas também apresenta uma pequena esperança. E ela é de alguma forma, baseada em fatos reais
Dilvulgação

Quem assistiu “Tropa de Elite 2” deve ter vibrado ao ver o Capitão Nascimento batendo em um político corrupto. “Quem nunca quis bater num deputado safado”, disse o ator Wagner Moura, em evento do jornal Folha de S.Paulo. No entanto, o mais interessante do choque de realidade aplicado pelo filme, é que até mesmo o lado bom tem seu personagem real.

O deputado Fraga (personagem que defende os direitos humanos e consegue se eleger deputado) e que também é perseguido pelo poder do estado por criar a CPI das milícias demonstra um dos raros exemplos de políticos sérios existentes no Brasil. E não é um exemplo somente cinematográfico.

A CPI das milícias real começou em 2007, quando o deputado estadual Marcelo Freixo solicitou junto à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que políticos eleitos da capital carioca, e com suposto envolvimento com as organizações criminosas fossem investigados. Resultado: vereadores afastados, envolvidos presos, e Freixo, como acontece no filme, ameaçado.

O diretor do filme José Padilha afirmou em entrevista a Revista Mounet (http://migre.me/2loW5) que algumas coisas estão mudando no estado do Rio, e muito se deve a Freixo.“A CPI que o Marcelo fez prendeu uma série de pessoas, cassou Deputados Estaduais, etc, e que revelou uma conexão que existia, muito forte, entre a milícia e a política”.

Contudo, Freixo sofreu constantes ameaças de assassinato, e tinha grande receio de não se eleger. Desde que instaurou a CPI, ele anda com seguranças a qualquer lugar que vá, e não é bem quisto em muitas comunidades. Caso perdesse, perderia o apoio dos seguranças, e provavelmente teria que sair do país como revelava antes da eleição matéria do Jornal O Estado de S. Paulo.( http://migre.me/2lpiB)

Eleito

Não é fácil ter esperança, ainda mais, quando o mundo político é tão pouco atraente, tem tão pouco caráter, e pouca vontade de buscar mudanças de verdade, vide nossa última eleição para presidente. Mas vale dizer que as poucas luzes nesse caminho existem. Marcelo Freixo foi reeleito e poderá continuar com seu trabalho em busca de um Rio de Janeiro mais justo.

Quem sabe um dia, exemplos como esse não se multipliquem pelo país, mas talvez seja sonhar demais.

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.