sábado, 27 de novembro de 2010

Querem acabar com o Prouni?

Será que querem acabar com a uma das poucas iniciativas decentes em prol da educação. Prouni, embora não seja a melhor solução para o ensino superior, a curto prazo, é uma ótima alternativa


Seguidos problemas na realização do Enem deixam dúvidas sobre quem não quer o sucesso do exame

Ao sair do ensino público, no término do ensino médio, quem é aluno de escola pública escolhas difíceis.

-Fazer um cursinho para tentar acessar a universidade pública.
-Fazer um curso técnico para garantir uma profissão.
-Esquecer os estudos e tentar um emprego que lhe dê pelo menos sobrevivência.

A qualidade do ensino é tão triste, que sair, se achando preparado para algum tipo de vestibular é impossível. A escola é incentivada a te passar. Os professores também são incentivados a não te avaliar e sim a te promover, estando ou não mal. Se você é o professor sério, que desconta nota dos alunos pelo seu desenvolvimento, a escola pressiona para que você mude. O passar de ano é a forma de avaliação do ensino das escolas.

Escola Fulano teve 98% de aprovação, olha que escola excelente!

Infelizmente, nem quem quer, consegue estudar.

Por falta de ensino de base, o governo criou o ProUni (Programa Universidade para todos), e sem dúvida, muitos abandonados encontraram um caminho por meio do programa.

Mas, o Enem tem sido devastado por fraudes, erros, vazamentos de provas e questões. Até as boas ideias não surtem efeito. Escutei de vários estudantes uma suspeita, que espero, não seja real. Será que é só uma manobra para acabar com este sistema de bolsas do governo? Será que desvalorizando o exame, pode se encontrar uma forma de eliminar esse benefício as classes de baixa renda?

O Prouni, aliado ao Enem, não é, e nunca foi, a solução da eduação no Brasil, que precisa ser organizada desde a base, e de forma rápida. Mas a curto prazo, foi uma ótima forma de integrar os brasileiros ao ensino superior. Esperemos que continue, embora o ideal seja sair da escola pública para uma universidade pública.

Ainda é difícil

Histórico do Enem

Desde 1997, o Enem (exame nacional do ensino médio) era uma ferramenta do governo para, teoricamente, avaliar a qualidade do ensino médio. Com a criação do Prouni (Programa Universidade Para Todos), em 2003, ele se transformou em uma ferramenta importante de integração. Foi a chave do sonho de muitos que almejavam entrar em uma universidade (mesmo que particular), assim como eu.

Em 2009, tentaram fazer do Enem o substituto de vestibulares e que ele servisse de acesso até às universidades federais. Aumentava assim, a capacidade do exame, criava uma grande possibilidade. No entanto, o exame foi modificado, ampliado, com um maior número de questões e se aproximando dos terríveis e desumanos vestibulares, com questões de tudo, sobre tudo, para quem quer fazer um curso de apenas uma determinada área.

Aí roubaram a prova, que vazou para um jornal antes da aplicação do exame. Depois foram os dados pessoais que ficaram disponíveis à todos neste ano. Por fim, aconteceram os erros em impressão de gabarito e perguntas repetidas. O governo incialmente avaliou com um sucesso.

Acharam tanto que o ministro da Educação Haddad deve permanecer no governo Dilmico. E como punição, as gráficas terão apenas de arcar com o transporte de quem fazer a prova novamente.

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.