sexta-feira, 29 de junho de 2012

A suave voz do maquinista


Cheio, o trem não parte. A demora no intervalo faz com que mais pessoas entrem, e que a porta não seja fechada. Eis que surge a ameaça do maquinista:

― Favor, não segurem as portas, isso causa atrasos. PEENNNN, PEEENNN, Não segurem as portas.

O barulho é uma ameaça a mais. "Seja educado, pois eu posso deixá-los surdos com minha campainha", ele deve pensar. Afinal de contas ele só quer ir logo, não pretende ser a causa dos atrasos de toda a linha, sem contar que ele não tem a menor ideia do que está acontecendo com os passageiros.


Perto dali, a voz da locutora da estação vem forte e parece que ela se dirige a detentos indisciplinados de um presídio.

– PRÓXIMO TREM A DAR ENTRADA NESTA ESTAÇÃO É O TREM DE OITO CARROS, FIQUE ATENTO AO LIMITE DA PLATAFORMA. Porém com uma raiva na voz que mais parece: ATENÇÃO PRISIONEIROS, HORA DE DORMIR, TODOS JÁ EM SUAS CELAS

Nas estações da Grande SP, as instruções são desde as mais educadas
 até as mais grosseiras
Porém o tempo passa e, cada vez mais, as vozes automáticas tomam conta. É uma voz suave, quase feliz, padronizada e que te diz de tudo.

Não segurem as portas.
Facilite o embarque e desembarque.
Tenha uma boa tarde.
Este trem não prestará mais serviços, favor, vazem da composição.

Mas é uma voz tão padrão que até engana quem estava acostumado a ouvir a sonoridade alegre do maquinista ao chegar na próxima estação, como aquele que não termina as frases com sua sonolência:

Próóóóóxima estação, Anhannnnnnngaaaaaaabaaaaa..... desemb.... pel lad... dir trem.
Terminaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..... Barra Funda, acesso...aos.... não sei mais. 

E assim a vida segue na estação com uns mais grosseiros e também os educados que dão bom dia e boa tarde e que, pelo menos, acrescentam um “se possível” quando são obrigados a dizer: "Não fiquem na região das portas".

Os mais rabugentos nunca dizem o "se possível", pois acham que em um transporte de primeiro mundo como o nosso, sempre há espaço no corredor.

Por fim, a novidade são as modernizações. Linhas problemáticas não são arrumadas, reformadas, mas sim, “modernizadas”. Olha como fica mais bonito. E tem sido assim todo o fim de semana.

A LINHA 9 NÃO PRESTARÁ SERVIÇO NO DOMINGO PARA SERVIÇOS DE MODERNIZAÇÃO. Quando o mais certo seria: A LINHA 9 NÃO PRESTARÁ SERVIÇOS PARA RESOLVER AS CILADAS DE TODO O DIA. Mas ai, é sinceridade demais os donos dessas empresas que cuidam do transporte.

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.