sábado, 2 de junho de 2012

A viagem nossa de cada dia

Ao sair de casa, o medo começa a tomar conta de quem precisa chegar ao trabalho. Um dia antes, os trens do Metrô não funcionaram, por causa de uma paralisação dos condutores. Mas a promessa hoje era de um dia melhor. No entanto, outro fator pegou muitos de surpresa enquanto paravam no ponto de ônibus.

O primeiro sinal foi o aumento de carros indo no sentido contrário. Um trânsito intenso se desenhava, ainda no bairro. O segundo sinal foram as pessoas que não paravam de chegar nos pontos. E o terceiro, que sacramentou mais um dia turbulento, foi o motociclista que ao passar gritava.

― Ninguém vai trabalhar, ninguém vai trabalhar. Não tem ônibus hoje.

O triste aviso era real. Uma greve fez com que os ônibus de Osasco não circulassem. E agora, o que fazer?

Primeiro passo: ligar para a empresa de ônibus para saber se a paralisação é real.

― Sim. Não estão funcionando os ônibus da Viação Osasco, apenas os intermunicipais e os coletivos da Urubupungá.

Infelizmente, os intermunicipais, apesar de serem de responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do governo estadual, são ônibus da mesma garagem da Viação Osasco. Logo, não sai nada para quem dependia da VO.

A Urubupungá atendia ao outro lado da cidade, ou seja, a solução seria ou voltar para casa, ou andar.

Afinal, depois de vencer o Metrô não eram seis quilômetros que impediriam um dia de trabalho. No caminho finalmente um ônibus. Ou melhor, um micro. Cheio, muito cheio. Provavelmente, o único funcionando na zona sul da cidade.

Após uma hora e meia, enfim a estação de Trem para mais uma hora e meia de viagem. Era só o começo do dia.

Transporte em Osasco

O ônibus de Osasco é um dos mais caros do Brasil, de acordo com estudo da Associação Nacional de Transportes Público, informou o jornal Diário da Região. Sem contar que os R$ 3,00 cobrados aqui, não garantem integração. O que fazer?

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.