segunda-feira, 9 de julho de 2012

E o Corinthians ganhou a Libertadores


Não houve quem tirasse dos alvinegros a festa do primeiro título da Libertadores. Não houve torcida contra capaz de evitar o troféu e, ainda, de maneira invicta. E com os gols de Anderson Shiek sobre o Boca, se perde uma das melhores piadas dos torcedores rivais, com certeza. Mas não há como não parabenizar os méritos de um time que soube usar ao máximo a sua “titebilidade”.


Para conquistar seu primeiro troféu, o Corinthians venceu velhos obstáculos, dentre eles, todos estavam dentro do próprio clube. A falta de organização e o excesso de nervosismo levaram várias elencos ao fracasso.

Quem não se lembra de Betão e Coelho, os últimos crucificados nessas derrotas por terem falhado feio em jogos decisivos. O mesmo aconteceria com Alessandro, quando errou um passe fatal, mas Diego Souza também errou pelo Vasco e mudou o destino, no lance que se tornou uma dessas coisas que não tem explicação no futebol. A sorte de Alessandro, muitos outros não tiveram.  

Os outros equívocos costumavam vir da diretoria que nunca deram a um treinador o tempo que Tite teve para montar sua equipe.

Por fim, tudo jogou a favor. A saída de Julio Cesar resolveu o problema do gol com a entrada do excelente Cássio. Um jogador jovem que acabou de chegar fez gol em plena Bombonera, e Anderson Sheik, mais uma vez, mostrou como é pé quente. O jogador é tri brasileiro e agora ganha a América.

Por fim, Tite. Com sua cara e jeito de calmo, se torna mais um gaúcho a vencer a Libertadores (se junta a Paulo Cesar Carpegiani, Valdir Espinosa, Felipão e Celso Roth). 

Não foi um time que joga bonito, porém, com equilíbrio. Em algumas partidas, equilíbrio exagerado e extremamente decisivo, que lembrava até o Once Caldas. Mas para afastar a “zica” do time em Libertadores, foi algo necessário para aprender. Tanto que agora, o Corinthians pode dizer com orgulho que aprendeu a jogar a Libertadores. 

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.