domingo, 13 de junho de 2010

Tempos de Copa

Começou a Copa na Africa do Sul. Mais um evento milionário da Fifa em um país de muitos roblemas, assim como a próxima no Brasil. De qualquer forma, é um evento que vale, poucas festas são tem tanto poder de união como uma Copa do Mundo.

Em tempos de Copa, esquecemos do mundo. Ou o mundo não tem tanta coisa assim. O noticiário muda, a vida se altera, as pessoas querem acompanhar, sentir, estar por dentro, desse mundo que é o futebol.

Mas, além do lado que envolve o dinheiro. Copa, futebol, ou o esporte tem muitos significados:

"Me dê liberdade! Me dê o fogo! Me dê razão! Leve-me mais alto!
Veja os campeões em campo agora!
Vocês vão ser lutadores! Faz com que sintamos orgulho.

Nas ruas, muitas mãos, levantadas celebrando
Uma festa sem descanso, os países
como irmãos

Cante e junte sua voz, grite alto em vez de você ouvir o sol,
O jogo está prestes a começar, todos juntos vamos ganhar

Unidos seremos grandes,

Seremos fortes como um povo
Uma Bandeira da Liberdade, que vem e que vai

Quando eu ficar mais velho, eu vou ser forte!
Eles vão me chamar de liberdade, assim como a bandeira acenando!
Agora, balance a sua bandeira" -
Música de K´naan, aquela do OOOOO, WOOOOH, da Coca Cola, antigo tema da Copa.

Existem momentos de união que não são possíveis sem o esporte. Pode se discutir no que se deve investir, em prioridades, na falta de saúde de um povo pobre e de tantos problemas que inúmeros lugares do mundo sofrem.

Mas, será que por isso um povo tão sofrido não merece um pingo de alegria?

A música mostra bem como esses pequenos momentos fabricados têm grande significado para as pessoas. É mau? Faz mau? Nunca ganharemos o que alguns ganham por isso? Não, mas só com muitas ideias de união, como diz a música, é o que o mundo será um pouco melhor.

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.