sábado, 5 de junho de 2010

O fim da locadora


Locadoras não conseguem concorrer e algumas vão se fechando. Problema parece sério, é o fim de um meio, mas aparentemente a pirataria faz parte das nossas vidas

Meu bairro não tem mais locadoras.
Uma informação talvez inútil, mas mostra o reflexo da pirataria no Brasil. É como a extinção de um meio. Imagine, daqui a anos você falará, "no meu tempo tinham locadoras e você pegava o dvd e tinha que devolver depois que pagar". É semelhante ao tão comentado 'fim do livro'.

Tudo bem, vamos confessar que em um momento ou outro na vida (ou sempre mesmo!), a gente comprou um filme do camelô. Não tem jeito. Mas essas transformações são grandes.

Pare pra pensar. Há dez anos, locadoras ainda faturavam com o vídeo cassete. Era um meio caro pra se piratear, mas existia a concorrência. Contudo, até aquele momento, ambos coexistiam, dava impressão de justiça.

Daí veio o DVD que facilitou o acesso à mídia, e principalmente, ampliou a falsificação. A tal ponto, que não vale a pena gastar R$ 4 por um que vou devolver, sendo que levo quase 2 pelo mesmo preço, e que será meu para sempre!

No lugar do locador de dvd's

Para quem não trabalha em locadora que é uma sensação normal. Ninguém vai chorar, protestar, reclamar, interceder pelo fim das locadoras. Mas imagine para quem trabalhava em uma, ou quem sabe dependesse de uma.

Para se pôr no lugar, pense que você tem um negócio qualquer. Daí começam a vender a mesma coisa que você vende, com maior durabilidade e por um preço bem menor. Além disso, estará em todos os lugares e não terá que pagar um centavo de imposto, enquanto você não conseguirá abaixar nada, pois ainda paga. Você se ferrou.

O que é mais legal são as impressionantes e emotivas propagandas que mostram que DVD pirata é errado. Principalmente àquelas que ao ligar o próprio dvd pirata, a primeira mensagem é, 'não compre pirata'.

Será que interessa evitar?

As pessoas são o principal ponto de conscientização, sem dúvida, só que será que está tão escondido assim, os lugares em que se vendem esses dvds. Ninguém vê?

Bom, esse parece ser mais um problema que ninguém liga. Dizem que ajuda o tráfico de drogas e a criminalidade. Mas está tão na cara, que parece não ser tão grave assim.
Na verdade, eles são um novo meio social que já faz parte da vida do brasileiro. Para o cidadão normal é um meio importante de difusão. Querendo ou não, é uma forma que o brasileiro conseguiu para ganhar a vida.

Vida que também é pirata.

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.