quinta-feira, 17 de junho de 2010

Zicadas de copa

A gente até tenta, mas fala que não está bonitinho o Maradona de elefantinho que adora um abraço.
Fora isso, a Argentina começa muito bem a copa. A goleada sobre a melhor Coreia da copa pode significar perigo, ou mesmo, não significar nada, mas vamos ver.

Contudo, o tema agora são as zicadas:
Sou adepto das estatísticas. Muitas vezes ilustram alguma coisa, são bacanas. Você descobre que um time está enfrentando outro pela primeira vez, ou que estão empatados depois de quinhentos jogos disputados entre a seleções. Mas existe um tipo de números que não representam muito e servem somente para zicar determinada seleção.

Repara só: Africa do Sul x México. Tudo ia bem até a Africa, tadinha, louca para conquistar uma vitória na abertura, fez um a zero com o glorioso Shabalala. Minutos depois veio ela. A terrível, a imprescindível, a inexpugnável extatística de Galvão Bueno.

"Equipes africanas jogaram apenas em duas vezes a abertura da Copa do Mundo. E em ambas, o resultado foi 1 a 0, nos jogos entre Senegal x França e outro jogo".

Dito e feito. O destino desafiado e cinco minutos depois, o México marcava o gol de empate, que encerrava a série criada pelo narrador de vitórias africanas em aberturas de copa.
Outra que quase rodou foi a seleção do Japão, que ao fazer um a zero, teve a sorte de Cleber Machado buscar um número impressionante. O Japão nunca havia vencido seus primeiros jogos em copa. Até que foi legal a informação, mas passados alguns instantes, Camarões mandou no travessão. Foi por pouco, que mais um tabu não deixava de ser quebrado.

E já que é pra falar de estatística, temos algumas sobre a excelente vitória do Brasil:

1) A vitória por 2 a 1 foi um excelente resultado. As duas últimas copas em que a seleção brasileira começou com vitória por 2 a 1, a equipe chegou a final, e em 2002 conquistou a Copa.
Ou seja, em 2006, não foi culpa do Roberto Carlos ou da seleção ter pipocado contra a França. Foi lá no início, em uma vitória por apenas um a zero que o Brasil garantiu a derrota.

2) Dois a um parece pouco, mas foi a segunda partida com maior número de gols na primeira rodada da copa!

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.