segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Venceu Muricy!

Fluminense conquista seu segundo brasileiro de forma merecida. Pela segunda vez seguida um carioca leva o campeonato Brasileiro. É só crescimento dos times do Rio ou uma queda nos times paulistas?

Reprodução


Venceu quem merece. Venceu o treinador que sabe trabalhar, sabe ter palavra, sabe ter hombridade, honestidade e que todos sabe que é capaz. Nem tanto o Fluminense como time foi um super campeão, pois capengou em boa parte do campeonato, mas foi o mais regular e soube não tropeçar nos jogos decisivos. No entanto Muricy trocou até mesmo a seleção brasileira por esse time. Tal sacríficio merecia bom resultado.

É o segundo título seguido do Brasileirão vencido por um time carioca. Na era dos pontos corridos é a primeira vez que acontece, e é muito estranho ver os times cariocas, depois de fases tão horrendas, sempre na briga para não cair, tomarem a dianteira dos campeonatos nacionais.

Engraçado, principalmente, por não ser algo consistente, que diga o Flamengo, campeão ano passado, e quase rebaixado este ano. Da mesma forma aconteceu com o tricolor das laranjeiras, que sem o mestre Cuca, não teria escapado da queda no campeonato de 2009, e nas mãos de Muricy rendeu os frutos da recente conquista.

O que acontece com o futebol paulista

Mas essa ascensão do Rio de Janeiro, no cenário nacional, traz a tona uma discussão importante. O futebol paulista está em declínio? Quais razões levaram os times paulistas a conquistarem no máximo o terceiro lugar nas duas últimas edições?

Vamos as suposições:

1) Os times estão se matando. Palmeiras, Corinthians e São Paulo se ajudaram a não chegar mais longe no Brasileiro. Tanto este ano, como no ano passado. Coincidentemente, os rivais ficaram envolvidos em confrontos diretos, e não tiveram a menor vontade de vencer jogos que beneficiariam os outros. (Corinthians x Flamengo – ano passado; São Paulo e Palmeiras x Fluminense – este ano).

2) O São Paulo (que conseguiu a façanha de três taças seguidas) tem perdido sua característica de time profissional, começou a trocar de técnicos como fazia em seus tempos de crise, e por fim, acumulou inimizades com os rivais. Corinthians, Palmeiras e Santos não mandam mais jogos no Morumbi, o que garantia uma renda a mais.

3) Corinthians e Santos, depois de conquistar Paulista e Copa do Brasil perderam o ritmo, e tiraram o pé no segundo semestre do ano passado e deste ano respectivamente.

4) Outra questão é que o futebol do estado, no âmbito geral, parece estar em decadência. Em nenhuma das quatro divisões houve uma equipe paulista subindo. Pior, algumas caíram, como Prudente e Guarani para a Série B e Santo André para a série C.

Talvez seja só um pensamento bairrista, que acha que São Paulo tem que estar sempre a frente e desconsidera o sucesso dos times do Rio. Realmente foi merecido o título do Flu, mas não tem relação com estrutura. Talvez com um forte patrocínio que banca craques, mas só.
E por aqui, os problemas dos grandes clubes paulistas vão aumentando
Que venha um 2.011 melhor!

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.