sábado, 5 de março de 2011

As São Paulos dentro de São Paulo

São Paulo é uma metrópole dentro de várias metrópoles. Veja um pouco sobre a cidade que está ao nosso lado, e que muitas vezes fazemos questão de não ver.


Outro mundo. Na região da Luz, enquanto alguns assistem à operas na Sala São Paulo, pessoas vivem em prédios abandonados, casas destruídas e no meio do nada



A região da Luz, que já foi mais do que tema deste blog, em todos os sentidos segue triste e abandonada. Podia ser um dos melhores lugares para se visitar da cidade, mas assusta pela pobreza, miséria, drogas e problemas enfrentados pelos moradores. Mas o mais complexo, e mais tenso é o que está por traz da Luz.

Entre a estação Julio Prestes e Barra Funda, o abandono assusta. Casebres e barracos com vários andares, prédios abandonados que lembram os melhores cenários de cidades fantasmas visto em filmes americanos. A janela do trem passa a poucos metros de toda a deterioração.

E lá você ainda enxerga que tudo aquilo se torna um grande condomínio fechado, de quem não tem o que fazer. São escadas sem paredes, que mostram para quem passa, as crianças seminuas e descalças brincando, mesmo sem ter com o que brincar.

De olhos como os meus que só observam, se assustam, se revoltam. E muitas vezes estão de mãos atadas, pois estão amassados dentro da composição, obrigados a ver o que é a realidade humana. Em meio a isso, está a Sala São Paulo, local reformado e que é palco das principais obras eruditas da cidade.

A dúvida que fica é: Será que não é possível revitalizar essas áreas e dar uma oportunidade social à essas pessoas?

Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.