sábado, 18 de fevereiro de 2012

Julgamentos que se tornam shows encobrem problemas importantes


“No meu ponto de vista, há dois corresponsáveis por este processo. Alguns membros da imprensa e alguns policiais. Em busca de ibope, transformaram esse rapaz em um monstro, um anticristo frio e calculista”

Enquanto a advogada tenta defender o indefensável Lindemberg, pessoas acompanham as TV’s ligadas com a cobertura até em tempo integral, sobre a morte de uma menina de Santo André, região metropolitana de São Paulo.

As frases da advogada, que buscava diminuir a pena do réu, não adiantaram muito. E, sem dúvida, não dá para tirar de uma pessoa armada, que atira na cabeça de alguém, a culpa pelo assassinato. A responsabilidade foi dele, e de mais ninguém.

No entanto, em alguns aspectos, faz todo o sentido a responsabilidade da imprensa quanto à dimensão do caso, mais uma vez.

No Brasil, aproximadamente, 130 pessoas morrem vítimas de homicídio por dia. Destes, inúmeros julgamentos acontecem todos os anos e apenas um ou outro tem comoção geral, intrigas e relevância em diversos veículos e na boca do povo.

Este sequestro, apenas mais um entre tantos, teve grandes dimensões, pois foi transmitido ao vivo e com fim trágico. Participação, inclusive, de conversa com o sequestrador ao vivo em um programa de televisão.

Infelizmente, essa comoção tira o foco de decisões e problemas mais importantes em um país tão complicado como o Brasil.

Faça um teste: pergunte na rua quantos anos pegou Lindemberg, um assassino, sem dúvida, mas apenas mais um pobre sem instrução que, infelizmente, se perdeu. Todos sabem a pena dele.

Pergunte aos mesmos qual foi a decisão da lei da Ficha limpa e o que isso ajuda na administração pública.

Infelizmente, muitos não sabem, ainda, nem o que é a lei. Mesmo, dessa vez, tendo sido diariamente informada. Claro, que não foi a divulgação de um Lindemberg, atual vilão nacional e com direito a transmissão ao vivo, mas houve uma boa divulgação da decisão do Supremo Tribunal Federal.

Aqueles que comemoraram como um gol a condenação voltam ao normal até que o próximo crime show aconteça.O mesmo que aconteceu com casal Nardoni, quando decisões importantes aconteceram no dia daquele julgamento:

http://blogdotalarico.blogspot.com/2010/03/o-que-tem-interesse-publico.html


Nenhum comentário:

Bem vindo

Aproveite para criticar, sugerir e ver a vida do modo diferente que ela merece.